domingo, 17 de janeiro de 2010

Hipertexto e as Práticas de Leitura

Hipertexto é um texto em formato digital que nos permite obter mais informação do mesmo ou relacionada com o mesmo, através de outra informação complementar. Para uma melhor compreensão desta temática colocámos a seguinte recensão.

Textos e Literacias

Vivemos numa sociedade de informação,onde cada vez sentimos mais necessidade de compreender os diferentes tipos de literacia existentes na sociedade actual. Através desta recensão podemos abordar esta temática.

Reflexões Finais

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Análise do Photostory

Inicialmente o grupo começou por construir a história da Alice numa folha A4, como tinha sido solicitado pela professora em aula. O segundo passo, foi começar a organizar as imagens para darmos início a construção da nossa história no photostory. Para a construção da história da Alice, utilizámos as imagens da História da Maria Castanha.
Durante o processo de construção desta tarefa, deparámo-nos com algumas dificuldades, uma delas foi a colocação das legendas, pois não sabíamos muito bem como é que deveríamos fazer, então optámos por dividir o texto por partes e coloca-las na sequência das imagens. O resultado final não foi dos melhores, porque ao visualizarmos a história vimos que era imensa informação só para um diapositivo, o que dificultava a leitura.
Ao vermos que a primeira história não tinha resultado da melhor forma, optámos por construir outra, adaptando-a a história do patinho feio, ou seja, o grupo utilizou como base a história e as imagens do patinho feio para poder contar a história em rima.
Na construção do filme, optámos por colocar cada quadra construída acompanhada de uma imagem e mais uma vez tornou-se muito complicado seleccionar a informação, para colocar nas legendas. O resultado final para nós foi um pouco mais positivo, pois as legendas já não eram compostas por muito texto, o único factor contra era o tamanho da letra.
Não muito satisfeitas, construímos mais uma história, esta que conta o processo de uma bolota. Optámos por construir esta história porque achamos que é uma temática importante, pois damos a conhecer às crianças o processo da bolota, do sobreiro e da cortiça. Ao construir a história numa folha A4 fomos à procura de imagens na internet, para podermos iniciar a construção do nosso terceiro photostory. Mais uma vez sentimos dificuldades em construir as legendas, mas desta vez, estas foram muito mais curtas.
Depois de alguma reflexão sobre as três histórias realizadas, podemos dizer que foi um processo bastante interessante, fez com que aprendesse-mos a relacionar melhor o texto com a imagem, pois a imagens acaba também por ser uma fonte de leitura. Desta forma, reconhecemos que ouve uma grande evolução na exploração deste programa.
Para podermos completar este trabalho, optámos por construir actividades e algumas perguntas para desenvolver com as crianças, a partir das três histórias criadas.

Análise dos Jogos

Para uma melhor contextualização do trabalho realizado no Jclic, achamos importante referir que a criança ao jogar, experimenta, descobre, inventa, aprende e, sobretudo estimula a curiosidade, a auto-confiança e a autonomia.

Os presentes jogos (as cores, a reciclagem, as profissões, os animais, a higiene e a alimentação) são dedicados às crianças do pré- escolar, com excepção do jogo da alimentação, que é dedicado às crianças do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico.

De uma forma geral os jogos realizados nas várias baterias são os seguintes:

  • Jogo da memória – proporciona a criança a capacidade de trabalhar a concentração, o estímulo do raciocínio, capacidade de associar e de desenvolver a memória.

  • Jogo de exploração – Este oferece à criança a aquisição de novos conhecimentos.

  • Sopa de letras – Esta actividade é dedicada às crianças que têm contacto com as letras e já conseguem formar palavras.

  • Puzzle – permite trabalhar o pensamento lógico das crianças, a concentração e a motricidade (através do manuseamento do rato).

    Seguidamente, iremos ter uma breve explicação da importância de trabalhar as temáticas referidas anteriormente nos jogos



    Animais

    O objectivo dos jogos é sensibilizar as crianças para o contacto visual com os vários animais e os seus sons característicos, assim como desenvolver na criança a sensibilidade relativamente a estes seres.

    Alimentação

    Uma boa alimentação é importante para o bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças, através destes jogos pretendemos que as crianças tenham uma atitude positiva, face aos alimentos e à alimentação, desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis.

    Reciclagem

    É extremamente importante educar as crianças para as problemáticas existentes na nossa sociedade, uma delas a poluição. Cabe a nós adultos e futuros educadores transmitir valores, para que a criança aprenda a viver numa sociedade melhor.

    Para tal é fundamental que a criança compreenda o processo da reciclagem e a importância da mesma. Reciclar significa reutilizar ou seja voltar a utilizar. Ao realizar-se esta tarefa estamos a contribuir para salvar os recursos naturais do nosso planeta.

    “A aprendizagem da vida democrática implica que o educador proporcione condições para a formação do grupo, criando situações diversificadas de conhecimento, atenção e respeito pelo outro”
    (In, Orientações Curriculares, pp36)

    Cores

    Na nossa opinião é importante trabalhar as cores com as crianças. Pois esta é uma temática que proporciona à criança uma visão mais alargada do real. Cabe-nos a nós futuros educadores proporcionar momentos para que estas aprendizagens acontecem.


    Profissões

    Através desta temática podemos transmitir noções do meio envolvente, fazendo com que a criança perceba e compreenda a importância das profissões na sociedade.

    “Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo”. (In, Orientações Curriculares, pp21)



    Higiene

    O objectivo desta temática é fazer com as crianças adquiram hábitos saudáveis de higiene.

Contos Infantis

Escolhe um conto.

Alice|A Bolota|O Patinho Feio

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Curiosidades

O que é um blog?

Um blog é uma página da Web profissional ou pessoal que contem informação, depositada pelo(s) proprietário(s) do mesmo e dos visitantes sobre uma determinada área. Este também tem características de diário onde a informação é colocada por ordem cronológica inversa. Este pode conter comentários, imagens e informação variada.


Fontes:http://www.malhatlantica.pt/teresadeca/papers/setubal2004/blogsecall3.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog


O que é uma Hiperligação?

Hiperligação é uma ligação através de um texto ou imagem que nos remete a algo de apoio a este mesmo texto ou imagem.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Link
http://www.hotfrog.pt/Empresas/Hiperligac-o


O que é um Hipertexto?

Hipertexto é um texto em formato digital que nos permite obter mais informação do mesmo ou relacionada com o mesmo, através de outra informação complementar.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm


Navegação


Para existir uma navegação é necessário haver um ponto de partida e um ponto de chegada. Esta é uma tecnologia da informação que nos permite viajar sem sairmos do mesmo sítio através da Web.

Análise do Site "Júnior"

O site o Júnior, é dedicado às crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclo. Para analisar este site escolhemos a área do Jardim-de-Infância.

Este site apresenta um menu que se encontra no centro da página, e ao clicar nas personagens, estas descrevem as actividades possíveis:

  • Histórias;
  • Concurso;
  • O que faz;
  • Jogos;
  • Sabias que;
  • Vamos fazer;
  • Animais;
  • Postais.

Ao escolhermos a actividade animais , temos a possibilidade de visionar uma variedade de animais e ficar a saber mais sobre os mesmos, através das imagens e do áudio. Desta forma, as crianças aprendem a conhecer os animais que existem no nosso planeta.

Análise do Site "Eu Sei"

o presente site, Eu Sei, é dedicados às crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclo.
A nosso escolha é focada no pré-escolar .
O site oferece a possibilidade de abordar diversas áreas de conteúdo deuma forma apelativa.
A página apresenta um menu que se encontra no lado esquerdo, que ao clicar nas personagens estas descrevem as actividades possíveis:

  • Ouvir Histórias;
  • Jogar e Aprender;
  • Pintar;
  • Construir Puzzles;
  • Ligações para outros sitios;
  • Notícias e trabalhos;
  • Sítios dos professores;
  • Sobre o Sítio.

Ao escolhermos a actividade, ouvir uma História, temos a possibilidade de visualizar, ouvir e ler a própria história. No final de cada história é possível de encontar uma parte lúdica como é o caso dos jogos.

Exemplo:

--» O Gato das Botas

  • Podemos ouvir a história;
  • Acompanhar com imagem e texto;
  • Apresenta uma actividade - Puzzle que permite trabalhar o pensamento lógico das crianças, a concentração e a moticidade (através do manipulação do rato);
  • Jogo da memória, este que permite que a criança trabalhe a concentração, estímulo do raciocínio e a capacidade de associar;
  • Actividade que permite trabalhar as diferenças, proporcionando à criança trabalhar a concentração, raciocínio e a perícia.

Fichas de Plástica

Alimentação

Construção de vela


Animais

Animais animados
Mobile
Bloco mágico
Óculos animados
Zoo



Primavera

Insectos
Mobile
Postal


Dia da Mãe

Saco para as prendas
Moldura
Guarda Jóias



Dia do Pai

Porta Arquivo
Porta Cartões


Verão

Porta Fotos - Farol
Mar


Outono

Árvore do Outono


Páscoa

Coelho suporte para velas
Comboio
Ovos Coloridos


Natal

Copinhos de Luzes
Velas
Moldura
Árvore de Natal








segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

o que é o Diigo?



Podemos considerar o Diigo uma rede social. Este é uma ferramenta idêntica aos favoritos do nosso computador, mas tem uma vantagem de pudermos aceder a qualquer informação depositada em qualquer computador.
Este é de acesso gratuito e permite-nos anexar várias informações fazendo a separação por temáticas, para facilitar o acesso.




domingo, 10 de janeiro de 2010

Formas Geométricas para Pintar

Um desafio para os mais pequeninos:
- Pinta o Palhaço
- Pinta os Quadrados grandes de encarnado
- Pinta os Quadrados pequenos de azul
- Conta todos os Quadrados
- Conta os Quadrados pequenos
- Conta os quadrados grandes




Através desta actividade podemos trabalhar com as crianças varias noções, tais como a lateralidade, dentro/fora , cima/baixo , grande/pequeno e as cores.

Formas Geométricas



A criança ao desenvolver esta actividade trabalha de uma forma especifica a motricidade fina, noções de matemática e aquisição de vocabulário matemático.

História da Quadradinha

Era uma vez uma Quadradinha
Era bonita, simpática
e muito quadradinha.

Certo dia, a Quadradinha
pensou em casar.
E começou logo,
a procurar um noivo.

Primeiro, apareceu o fortalhaço do Triângulo.
Estava convencido de que era o tipo ideal
para a Quadradinha, mas ela nao quis.

E ele foi-se embora, muito triste.
A seguir, foi o Círculo.
Era gordinho e muito tímido.
A Quadradinha teve muita pena dele,
quando também lhe disse
que não o queria.

Depois foi a vez do senhor Rectângulo.
Era quase, quase o que a Quadradinha
desejava, mas não era o que realmente sonhava.

E lá apareceu o… Quadrado!
Era bonito, simpático…
E muito Quadrado!
O ideal para alguém,
como a Quadradinha.
Casaram logo no dia seguinte…
Tiveram muitos filhos quadrados
e quadradinhos e…
foram felizes para sempre!!


Através desta história é possível desenvolver várias aprendizagens na criança, tais como: A lingua portuguesa (onde é possível ter contacto com um texto melódico através das rimas existentes)e a matemática (que é exposta de um modo apelativo, onde desperta a atenção e o interesse das crianças.

Rimas Sobre as Formas Geométricas

Esta actividade é explorada de diferentes formas. Pode ser realizado um placard na sala com estas rimas e, o desenho das figuras geométricas feitas pelas crianças. Outra tarefa que pode ser realizada é, a construção de um livrinho, em que cada folha tem a rima de uma forma geométrica e eles desenham a respectiva figura geométrica.

Eu sou o Quadrado
Bonito demais
Tenho quatro lados
E todos iguais

E eu sou o Círculo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito
Lá da minha rua

Eu sou o Triângulo
Tenho três biquinhos
De chapéu eu sirvo
Para os palhacinhos

Eu sou o Rectângulo
Cresci mais de um lado
Para fazer inveja
Ao senhor quadrado

Para Pintar e Saberes as Cores

Pinta de acordo com o indicado:
1- Vermelho
2- Azul
3- Cor de rosa
4- Amarelo
5- Castanho
6- Verde


Pinta cada parte do chapéu de sol com a cor que está indicada na parte de cima da folha



Com estas actividades é possível trabalhar de uma forma lúdica as cores, as várias formas e os números, proporcionando às crianças momentos de aquisições de competências e de prazer.

O Romance da Raposa - outra versão

O Romance da Raposa é uma obra de Aquilino Ribeiro publicada em 1928. O grupo teve o primeiro contacto com a obra, através do visionamento de um dos episódios durante um momento de aula.
Primeiramente, prestámos atenção ao episódio para podermos fazer uma análise conjunta, onde tivemos de criar algumas perguntas e actividades para desenvolver com as crianças, tarefa esta, que foi concluída em casa com os respectivos grupos.
Através da análise da história, é possível observar o conjunto de peripécias que a salta-pocinhas passou, mostrando o seu lado de matreira.
Seguidamente apresentamos um filme que retrata uma parte de um dos episódios, onde a raposa engana o lobo para se poder alimentar da sua comida.

O Romance da Raposa

Através do presente vídeo é possível observar uma breve introdução da obra de Aquilino Ribeiro, bem como, uma pequena demonstração em fantoches, onde é representado o lobo e a raposa. Deste modo, é possível ver explicito uma representação dramática do Romance da Raposa, sendo outra alternativa para trabalhar com as crianças de forma lúdica.

O Alfabeto



A rua Sésamo era um programa infantil reproduzido pela RTP. Este tinha como objectivo entreter as crianças mais novas de uma forma lúdica e pedagógica. É importante salientar, que este programa dava muita importância ao alfabeto, aos números, às cores, às formas e à multiculturalidade, mostrando séries onde às crianças podiam aprender estas temáticas.

Na nossa opinião este tipo de programas educativos, deveriam permanecer no quatidiano das crianças. Infelizmente verificamos que a qualidade dos desenhos animados nos dias de hoje, não apresentam um caracter educativo tão presente como a Rua Sésamo.

Desenhos animados

A Ilha das Cores é uma série televisiva dedicada à infância, especificamente dos 2 aos 5 anos. Este programa tem a particularidade de abranger também os países Africanos de expressão portuguesa. É importante salientar as actividades didácticas e educativas presentes, bem como a junção de cores que acabam por despertar interesse na criança. Podemos presenciar imagens reais em muitos dos episódios, como também bonecos animados e manipulados.
Seguidamente é possível observar o genérico desta série acompanhado de legendas, onde se verifica uma abordagem explicita para a iniciação à leitura e à escrita. Mais uma vez salientamos a importância da interacção imagem/som e legenda, como forma de enriquecimento da aprendizagem da criança.











sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Jogos Jclic

Para uma melhor contextualização do trabalho, achamos importante referir que ao jogar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e sobretudo estimula a curiosidade, auto-confiança e a autonomia.
É importante que os adultos respeitem a ludicidade, o espaço e o direito que a criança tem para o exercício da relação afectiva com o mundo, com as pessoas e com os objectos que a rodeiam.
A presente bateria de jogos tem como temáticas, Animais, Cores, Higiene, Reciclagem, Profissões destinadas ao pré-escolar e a Alimentação ao 2ºano do 1ºciclo do Esino Básico.


Escolhe um tema para iniciares.
Podes escolher um de vários jogos em cada tema avançando ou retrocedendo com as setas.

AnimaisCoresHigieneReciclagemProfissõesAlimentação


O que é o wordle?


O wordle é um programa que forma uma nuvem de palavras correspondente ao texto utilizado. Este programa representa palavras de várias cores e com vários tamanhos, estes que estão relacionados com o número de vezes em que cada palavra se encontra repetida no texto utilizado.
Texto utilizado para a construção do wordle
Fábula, a Lebre e a Tartaruga

Um dia a Lebre encontrou a Tartaruga e ridicularizou o seu passo lento e miudinho.

- Muito bem - respondeu a Tartaruga sorrindo. – Apesar de seres tão veloz como o vento, vou ganhar-te numa corrida.

A Lebre, pensando que tal era impossível, aceitou o desafio. Resolveram entre elas que a raposa escolheria o percurso e seria o árbitro da corrida. No dia combinado, encontraram-se e partiram juntas.

A Tartaruga começou a andar no seu passo lento e miudinho, nunca parando pelo caminho, direita até à meta.

A Lebre largou veloz, mas algum tempo depois deitou-se à beira do caminho e adormeceu. Quando acordou, recomeçou a correr o mais rapidamente que pode. Mas já era tarde... Quando chegou à meta, verificou que a Tartaruga tinha ganho a aposta e que já estava a descansar confortavelmente.

Moral da história:
Devagar mas com persistência completas todas as tarefas.

O que é o Jclic?


O Jclic é um programa desenvolvido numa plataforma de Java, que nos permite realizar e executar actividades educativas, sobre várias temáticas que poderão ser desenvolvidas com as crianças. Estes podem ser trabalhados com as crianças de várias formas, pois na construção dos mesmos o programa oferece um conjunto de actividades que podem ser podem ser executadas, como por exemplo associações, palavras cruzadas, exercícios com texto, puzzles, entre outros.

O que é o Make Beliefs Comix?



Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgh1ZPTKE7Q8Gsy38QaPtTrLCYUTMR4k9bCIWVOSU4DP28AQ_dNcdv-8vE5vnYCHbwm_4f_no0pf9GkmPKcgb9dR4ofhHKNwFZVJnGOMZuNJxPZwz_DKwOpkRI7GPT2jtqpxD_wYPRamOmu/s400/MAKE+BELIEFS+COMIX.jpg


O Make Beliefs Comix é um programa que permite criar uma banda desenhada com personagens infantis. O programa não é de facilo acesso, pois a exploração é um pouco exigente. Quando se selecciona a personagem que se quer colocar na BD, esta não se dirige directamente para a tira do programa, mas sim, para outro menu onde é possível de escolher as várias opções para alterar a figura. Feitas as alterações da personagem, e clicando sobre a mesma é que está se desloca para a tira do programa.
Existe a possibilidade de pintar os fundos com cinco cores diferentes. Relativamente ao número de tiras, só é possível de realizar 4 no máximo.



É de salientar, que é possível imprimir o trabalho realizado e as crianças tem a possibilidade de colorir os bonecos depois de impressos. O trabalho também poderá ser enviado por email.



O que é o witty comics?


O presente programa serve para criarmos uma tira de BD com ilustrações realistas. Neste programa é possível de escolher as personagens (máximo 2 por quadradinho) e os fundos que se quer utilizar.


Fonte do trabalho:http://www.ziggi.com.br/imagens_programas/screenshots/big_1250954787_30414.jpg

O que é o Stripgenerator?


Fonte da inagem: http://img84.imageshack.us/img84/7108/19881473rx8.jpg


O Stripgenerator é um programa que nos permite criar as nossas próprias tiras de banda desenhada, de forma simples e rápida. Este programa disponibiliza um conjunto de bonecos a preto e branco, que podem ser seleccionados e utilizados para a construção da BD.
Uma banda desenhada é um meio de expressão narrativa. Tal como a linguagem escrita a narrativa em BD é sequencial, só que em vez de utilizar a palavra escrita como forma de expressão utiliza a imagem visual (com ou sem palavras a acompanhar). Assim, a banda desenhada é um meio de expressão artístico ou informativo.

O que é o photostory?

O photostory é um programa que nos permite trabalhar com as imagens e com o som. Com este programa é possível de realizar sequências de imagens criando filmagens personalizadas. Desta forma, foi possível de criar histórias acompanhadas de legendas e de uma música de fundo, para contar às crianças.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Actividades para Trabalhar a Alimentação







Conjunto de receitas que podem ser realizadas com as crianças. Com estas actividades é possível de trabalhar a Alimentação, temática esta que é fundamental ser tratada com as crianças do pré-escolar.

Apresentação


O presente trabalho (blog), foi criado com o objectivo de publicar as actividades e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da unidade curricular, Língua Portuguesa e TIC.

Esta unidade curricular oferece aos estudantes um espaço onde é possível aprofundar a formação sobre as potencialidades das TIC enquanto utilizadores, contudo, também existe uma parte de reflexão da Língua Portuguesa presente nesta área de comunicação.

Neste blog é possível encontrar três recensões sobre os temas abordados em sala de aula, bem como um conjunto de actividades que podem ser aplicadas neste mesmo contexto.

Por fim, apresentaremos uma reflexão final, onde é possível cada elemento do grupo transmitir as aprendizagens adquiridas ao longo desta unidade curricular.