sexta-feira, 4 de junho de 2010

Análise e Tipologias de Erros

Ainda dentro da segunda temática foi-nos proposto pela docente à análise de alguns textos de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Para apoiar a realização desta análise de correcção de erros recorremos à brochura "O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica".

Acordo Ortográfico

Quanto ao acordo ortográfico foi-nos feita uma abordagem em aula. Contudo achámos pertinente colocar os seguintes documentos, que focam as alterações implementadas relativamente ao novo acordo ortográfico.

Actividades de Escrita

Ao darmos continuidade ao programa iniciámos o segundo tópico, Domínio Escrito: A Compreensão e a Expressão Escrita.

A expressão escrita consiste na capacidade de analisar os fonemas que compõe a palavra. Tal capacidade, a mais refinada da consciência fonológica, sendo também a última a ser adquirida pela criança.


É do nosso conhecimento, que as crianças ao serem estimuladas relativamente à expressão oral e à expressão fonológica, acabam por ficar mais aptas para iniciarem a expressão escrita.

É importante referir que cada criança apresenta o seu nível de desenvolvimento e que cabe ao professor/educador acompanhar as necessidades de cada criança.

Deste modo apresentamos um conjunto de actividades, correspondentes ao 1º ciclo.


Actividades de Oralidade e Fonologia

Ao terminarmos o módulo A, iniciámos um novo módulo que se intitula Conhecimento da Língua Portuguesa: Competências essenciais.

Durante este módulo tivemos a oportunidade de realizar um conjunto de actividades relacionadas com as competências orais e fonológicas.

Como é do conhecimento de todos nós, o ser humano desde que nasce está sempre em comunicação, inicialmente com a mãe, através de gestos, da lalação e de vários tipos de choro.
À medida que se desenvolve, a criança vai criando outros métodos de se exprimir, expressar e comunicar.
Podemos concluir que a expressão oral, é a forma que o ser humano utiliza para falar, deste modo, verificamos que a expressão oral acompanha o ser humano desde muito cedo. Contudo é fundamental que as crianças sejam estimuladas pelo adulto que as acompanha (professor/ educador), para que possam desenvolver as suas competências inatas.

A consciência fonológica é o conhecimento que se tem relativamente à estrutura dos sons da linguagem.
A consciência fonológica é crucial, para que as crianças possam desenvolver e compreender melhor a expressão oral e a expressão escrita.
Em suma, “ao falarmos de consciência fonológica, referimo-nos à capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral. Se pensarmos na unidade palavra, a capacidade que a criança tem de a isolar num contínuo de fala e a capacidade que tem de identificar unidades fonológicas no seu interior é entendida como expressão da sua consciência fonológica”. ( FREITAS, ALVES e COSTA, 2007, p.9)

Seguidamente irão ser apresentadas algumas actividades, onde podemos encontrar tarefas, para trabalhar com as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo a consciência fonológica e a oralidade.


Resposta à Questão da Autora Inês Duarte

Após a leitura e análise deste documento, foi-nos proposto pela docente a resolução da seguinte questão:

Segundo Inês Duarte, o que significa "ser um utilizador proficiente da Língua Portuguesa" com vista ao seu desempenho como "profissional competente nesta área"?


Fichas de Leitura

Ao longo da Introdução da Didáctica do Português, sentimos necessidade de realizar algumas fichas de leitura para compreender e consolidar conceitos relativamente às mesmas.


Salientamos que os dois primeiros textos estão relacionados com o tema Linguagem e Aprendizagem, por sua vez o terceiro encontra-se incluído no tema Competência Comunicativa. Relativamente ao quarto e quinto texto ambos estão relacionados com a leitura.

Síntese do Módulo A

Para uma melhor compreensão e assimilação dos conteúdos programados pelas docentes, foi-nos proposto a realização de uma sintese referente ao módulo A, esta que se encontra anexada seguidamente.