quinta-feira, 4 de março de 2010

Didáctica das línguas: alguns conceitos básicos


· Linguagem
A linguagem é um sistema constituído por vários elementos tais como, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, que são usados para representar conceitos de comunicação, ideais, significados e pensamentos. Neste contexto, podemos então dizer, que esta capacidade verbal, ou não verbal, é um dos maiores atributos do homem que facilmente o distingue do animal.

· Comunicação
A comunicação é uma capacidade do ser humano para estabelecer contacto e troca de informação com os outros. Este processo pode ser feito, através de várias formas, tais como: sinais visuais, sinais auditivos, gestos … mas o instrumento fundamental da comunicação são a linguagem verbal, falada ou escrita.


· Aquisição da linguagem
È um processo de aprendizagem da língua materna, onde se adquire as regras e competências linguísticas dessa mesma língua.

Faculdade da Linguagem
Capacidade inata e cada individuo, que lhe permite compreender e construir uma variedade de expressões linguísticas que lhe possibilita comunicar com os outros.

· Língua Natural
Todos os povos têm uma língua natural que podem ser consideradas a sua língua materna.


· Língua Artificial
A língua artificial não é considerada uma língua materna, pois esta é criada pelo homem, para comunicarem entre si. Temos o exemplo a língua dos “P´s” e do esperanto.

· Língua
A língua é um sistema gramatical que pertence a um conjunto de indivíduos, esta que se vai alterando com o passar do tempo.

Bibliografia consultada:
Power Point da unidade curricular
PINTO, José Manuel de Castro, LOPES, Maria do Céu Vieira (2002). Gramática do Português Moderno. Lisboa: Plátano Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário