sexta-feira, 4 de junho de 2010

Actividades de Oralidade e Fonologia

Ao terminarmos o módulo A, iniciámos um novo módulo que se intitula Conhecimento da Língua Portuguesa: Competências essenciais.

Durante este módulo tivemos a oportunidade de realizar um conjunto de actividades relacionadas com as competências orais e fonológicas.

Como é do conhecimento de todos nós, o ser humano desde que nasce está sempre em comunicação, inicialmente com a mãe, através de gestos, da lalação e de vários tipos de choro.
À medida que se desenvolve, a criança vai criando outros métodos de se exprimir, expressar e comunicar.
Podemos concluir que a expressão oral, é a forma que o ser humano utiliza para falar, deste modo, verificamos que a expressão oral acompanha o ser humano desde muito cedo. Contudo é fundamental que as crianças sejam estimuladas pelo adulto que as acompanha (professor/ educador), para que possam desenvolver as suas competências inatas.

A consciência fonológica é o conhecimento que se tem relativamente à estrutura dos sons da linguagem.
A consciência fonológica é crucial, para que as crianças possam desenvolver e compreender melhor a expressão oral e a expressão escrita.
Em suma, “ao falarmos de consciência fonológica, referimo-nos à capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral. Se pensarmos na unidade palavra, a capacidade que a criança tem de a isolar num contínuo de fala e a capacidade que tem de identificar unidades fonológicas no seu interior é entendida como expressão da sua consciência fonológica”. ( FREITAS, ALVES e COSTA, 2007, p.9)

Seguidamente irão ser apresentadas algumas actividades, onde podemos encontrar tarefas, para trabalhar com as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo a consciência fonológica e a oralidade.


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