sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Análise do Photostory

Inicialmente o grupo começou por construir a história da Alice numa folha A4, como tinha sido solicitado pela professora em aula. O segundo passo, foi começar a organizar as imagens para darmos início a construção da nossa história no photostory. Para a construção da história da Alice, utilizámos as imagens da História da Maria Castanha.
Durante o processo de construção desta tarefa, deparámo-nos com algumas dificuldades, uma delas foi a colocação das legendas, pois não sabíamos muito bem como é que deveríamos fazer, então optámos por dividir o texto por partes e coloca-las na sequência das imagens. O resultado final não foi dos melhores, porque ao visualizarmos a história vimos que era imensa informação só para um diapositivo, o que dificultava a leitura.
Ao vermos que a primeira história não tinha resultado da melhor forma, optámos por construir outra, adaptando-a a história do patinho feio, ou seja, o grupo utilizou como base a história e as imagens do patinho feio para poder contar a história em rima.
Na construção do filme, optámos por colocar cada quadra construída acompanhada de uma imagem e mais uma vez tornou-se muito complicado seleccionar a informação, para colocar nas legendas. O resultado final para nós foi um pouco mais positivo, pois as legendas já não eram compostas por muito texto, o único factor contra era o tamanho da letra.
Não muito satisfeitas, construímos mais uma história, esta que conta o processo de uma bolota. Optámos por construir esta história porque achamos que é uma temática importante, pois damos a conhecer às crianças o processo da bolota, do sobreiro e da cortiça. Ao construir a história numa folha A4 fomos à procura de imagens na internet, para podermos iniciar a construção do nosso terceiro photostory. Mais uma vez sentimos dificuldades em construir as legendas, mas desta vez, estas foram muito mais curtas.
Depois de alguma reflexão sobre as três histórias realizadas, podemos dizer que foi um processo bastante interessante, fez com que aprendesse-mos a relacionar melhor o texto com a imagem, pois a imagens acaba também por ser uma fonte de leitura. Desta forma, reconhecemos que ouve uma grande evolução na exploração deste programa.
Para podermos completar este trabalho, optámos por construir actividades e algumas perguntas para desenvolver com as crianças, a partir das três histórias criadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário