sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Análise dos Jogos

Para uma melhor contextualização do trabalho realizado no Jclic, achamos importante referir que a criança ao jogar, experimenta, descobre, inventa, aprende e, sobretudo estimula a curiosidade, a auto-confiança e a autonomia.

Os presentes jogos (as cores, a reciclagem, as profissões, os animais, a higiene e a alimentação) são dedicados às crianças do pré- escolar, com excepção do jogo da alimentação, que é dedicado às crianças do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico.

De uma forma geral os jogos realizados nas várias baterias são os seguintes:

  • Jogo da memória – proporciona a criança a capacidade de trabalhar a concentração, o estímulo do raciocínio, capacidade de associar e de desenvolver a memória.

  • Jogo de exploração – Este oferece à criança a aquisição de novos conhecimentos.

  • Sopa de letras – Esta actividade é dedicada às crianças que têm contacto com as letras e já conseguem formar palavras.

  • Puzzle – permite trabalhar o pensamento lógico das crianças, a concentração e a motricidade (através do manuseamento do rato).

    Seguidamente, iremos ter uma breve explicação da importância de trabalhar as temáticas referidas anteriormente nos jogos



    Animais

    O objectivo dos jogos é sensibilizar as crianças para o contacto visual com os vários animais e os seus sons característicos, assim como desenvolver na criança a sensibilidade relativamente a estes seres.

    Alimentação

    Uma boa alimentação é importante para o bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças, através destes jogos pretendemos que as crianças tenham uma atitude positiva, face aos alimentos e à alimentação, desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis.

    Reciclagem

    É extremamente importante educar as crianças para as problemáticas existentes na nossa sociedade, uma delas a poluição. Cabe a nós adultos e futuros educadores transmitir valores, para que a criança aprenda a viver numa sociedade melhor.

    Para tal é fundamental que a criança compreenda o processo da reciclagem e a importância da mesma. Reciclar significa reutilizar ou seja voltar a utilizar. Ao realizar-se esta tarefa estamos a contribuir para salvar os recursos naturais do nosso planeta.

    “A aprendizagem da vida democrática implica que o educador proporcione condições para a formação do grupo, criando situações diversificadas de conhecimento, atenção e respeito pelo outro”
    (In, Orientações Curriculares, pp36)

    Cores

    Na nossa opinião é importante trabalhar as cores com as crianças. Pois esta é uma temática que proporciona à criança uma visão mais alargada do real. Cabe-nos a nós futuros educadores proporcionar momentos para que estas aprendizagens acontecem.


    Profissões

    Através desta temática podemos transmitir noções do meio envolvente, fazendo com que a criança perceba e compreenda a importância das profissões na sociedade.

    “Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo”. (In, Orientações Curriculares, pp21)



    Higiene

    O objectivo desta temática é fazer com as crianças adquiram hábitos saudáveis de higiene.

Sem comentários:

Enviar um comentário